
Paróquia Santos Cosme e Damião
A Paróquia dos Santos Cosme e Damião foi criada em 14 de abril de 1941, por decreto do Arcebispo D. Augusto Álvaro da Silva, recebendo o nome de Freguesia de São Cosme e São Damião devido o vasto território que a mesma compreendia.
A Paróquia foi desmembrada do território entre as Paróquias de Santo Antônio Além do Carmo e Nossa Senhora dos Mares. Hoje, o território paroquial não é mais conhecido como Freguesia e não mais se compreende com a vastidão de quando foi criada.
O Arcebispo Primaz D. Augusto, nomeou um vigário a fim de que melhor fossem cuidados os interesses de Deus naquelas zonas da nova freguesia. Foi escolhido primeiro vigário o Pe. Gaspar Sadoc da Natividade, recém – ordenado.
Devido às dificuldades existentes nesta freguesia, ainda em formação não podendo lá manter-se um pároco; o Excelentíssimo senhor Arcebispo foi de opinião que o vigário fixasse residência com o Reverendíssimo Monsenhor José de Andrade Lima, à ladeira da Soledade”.
No dia 27 de Setembro de 1942, foi feita a primeira festa oficial dos Padroeiros São Cosme e São Damião, como atestam estes dados: “Com cuidado, foi preparada a primeira festa de São Cosme e São Damião na sua nova freguesia. Precedeu – a um novenário, às 19:00h, acompanhado de violinos e harmônios. Cada noite era paraninfada pelas principais famílias do lugar, havendo sempre grande assistência de fiéis. A missa festiva começou às 10:00h, no domingo, 27 de setembro. A missa foi cantada pelo vigário, fazendo ele mesmo o sermão de festa. Por especial deferência do Dr. Alberto de Assis (regente da Schola), ouviu-se, durante o Santo Sacrifício, a Schola Cantorum, do Instituto de Cegos da Bahia, o que emocionou profundamente as quatrocentas pessoas que se comprimiam pelos corredores e salas da casa da família Martins.
Por determinação do Exmo. e Revmo. Arcebispo Primaz, Dom Augusto Álvaro da Silva, o Revmo. Pe. Gaspar Sadoc da Natividade foi chamado a exercer a função de professor do Seminário Menor, em Itaparica, no dia 20 de julho de 1943. Neste momento, assumiu interinamente a Freguesia dos Santos Cosme e Damião, o Revmo. Pe. José Gomes Loureiro.
Aos 10 de fevereiro de 1944, o Revmo. Pe. Gaspar Sadoc voltou a ocupar o seu lugar pastoral na Freguesia de São Cosme e Damião, havendo missa festiva e dando inicio aos trabalhos em prol da construção da Igreja matriz..
Durante o período de atuação pastoral do Revmo. Pe. Gaspar Sadoc houve sempre uma grande preocupação quanto à construção da Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião. A esposa do Sr. Antonio José Martins falecera a 07 de agosto de 1945. Ela fora uma grande incentivadora, juntamente com o seu esposo para que, aqui na Estrada da Liberdade, se construísse um Templo em honra dos santos mártires. Ela era uma incansável benfeitora nos trabalhos em prol da Igreja. Exercia com caridade e bondade o cargo de 1a presidente da Irmandade do Coração de Jesus.
Aos 30 de abril de 1948, foi feita a transferência das imagens dos Santos Cosme e Damião da Casa da família Martins para a Igreja de Nossa Senhora da Lapinha. À chegada, o Revmo. Pe. Sadoc da Natividade leu a provisão de posse interina da Paróquia de são Cosme e Damião na Igreja da Lapinha. Na Lapinha estavam os Padres da Ordem dos Agostinianos, sendo o Vigário Titular o Revmo. Mons. Narciso de São José.
Aos 02 de julho de 1950, na Igreja da Lapinha, durante a Missa das 07 da manhã, o Revmo. Pe Gaspar leu a Provisão de posse, passada pelo Exmo. Sr. Arcebispo, do novo Vigário da Paróquia de são Cosme e São Damião. Em seguida falou sobre o grande significado de está a Freguesia com uma Congregação, para que ela pudesse, da melhor forma possível, atender às necessidades do Território Paroquial. O novo Vigário foi o Revmo. Pe. Franco Torromaco, da ordem dos Padres Vocacionistas. Daí em diante a Paróquia passa do governo da diocese para a responsabilidade dos Religiosos Vocacionistas.
Na Lapinha a Paróquia de São Cosme e Damião passa a ter sede provisória, deixando de se celebrar as missas na Casa onde iniciara as atividades pastorais quando da criação da Freguesia, até que a Igreja Matriz fosse construída, tendo o Revmo. Pe. Franco como o iniciador, onde ela se encontra hoje.
O Revmo. Pe. Franco Torromaco procurou com afinco dar inicio à construção da igreja matriz, uma vez que a Sede estava provisoriamente na Lapinha. Ele conseguiu um pedreiro atuante e responsável que junto com ele acompanhou todo processo de construção da igreja. O pedreiro chamava-se Sr. Frutuoso. Com eles estava também o Sr. Argemiro (engenheiro italiano) e a Sra. Carmen Carrera Espiñeiro (uma fiel espanhola) que lutou bastante para angariar fundos para a edificação do Templo. Já em 1958, fazia-se ver o conjunto arquitetônico bem encaminhado. A igreja edificada e já em estado de acabamento e as salas e a casa paroquial em processe de construção. Mesmo com a igreja em construção e já estando celebrando as missas, os casamentos e batizados continuavam a ser realizados na igreja da Lapinha.
A Congregação dos Padres Vocacionistas assumiu a paróquia a 02 de julho de 1950, ficando até 14 de junho de 2001, quando a mesma foi entregue à Arquidiocese.
Durante o período que os padres Vocacionistas estiveram à frente de nossa Paróquia passaram os seguintes Padres: Pe. Franco Torramaco, Pe. José Ruotolo, Pe. Aldo Semiole (falecido), Pe. Vivaldino Caratende, Pe. José Pinto, Pe. Hélio Rocha (falecido), Pe. Antônio Almeida (deixou o ministério), Pe. Fábio Batista (deixou o ministério), Pe. Ciro Nuzzo (falecido), Pe. José Antônio dos Reis (falecido), Pe. René Lima, Pe. Polito, Pe. Pascoal.
Por decreto do Arcebispo Dom Geraldo Majella Agnelo, foi Provisionado Administrador Paroquial o Pe. José Raimundo Pinto Melo, Jesuíta, que assumiu a Paróquia auxiliado pelo Pe. Rui Melati Alexandrino da Silva (falecido), também Jesuíta, afim de que a Paróquia passasse por uma reforma litúrgica. Os mesmos eram Liturgistas. O Pe. José Raimundo, Doutor e o Pe. Rui Melati, especialista em liturgia oriental.
No dia 26 de Dezembro de 2000, foi ordenado diácono permanente o Sr. Raimundo Moreno de Almeida, leigo atuante em nossa Paróquia bem como na Arquidiocese.
O Administrador paroquial, Pe. José Raimundo deixou os trabalhos paroquiais no dia 29 de fevereiro de 2004 e o Pe. Rui Melati no dia 02 de março do mesmo ano. Ficando a Paróquia vacante até o dia 09 de março quando o Pe. André Alexandre passou a assumir as celebrações, mesmo antes da sua posse.
Com a Posse do Pe. André Alexandre dos Passos Filho, no dia 14 de março de 2004, a Paróquia, já entregue a Arquidiocese, voltou a ser administrada por um padre Diocesano, lembrando que o primeiro foi o Pe. Gaspar Sadoc. A Celebração Litúrgica de posse foi presidida pelo Bispo Auxiliar D. Dominique You, quando o Pe. André Alexandre recebeu a administração da Paróquia como Administrador Paroquial.
Sua permanência durou até a posse do novo Administrador Paroquial Pe. André de Sousa Soeira no dia 12.01.2008. Este Administrou a nossa Paróquia até o dia 17.08.2010, quando foi chamado a assumir outras atividades paroquiais. Durante o período de vacância da Paróquia desde a saída do Pe. André Soeira, assumiu em fase transitória o Pe. José André, recém ordenado, que tinha feito estágio pastoral conosco, até o dia 18.11.2010 quando foi assumida pelo atual Pe. Josevaldo Carvalho Nascimento, recebendo a Provisão de Pároco; título dado pela Arquidiocese pela primeira vez a um padre Diocesano depois da saída dos padres vocacionistas.
No dia 29.09.2012 foi ordenado Diácono o Sr. Adroaldo de Jesus Argolo, que a passa a exercer o seu ministério em nossa Paróquia. Neste mesmo ano, o Sr. Arcebispo D. Murilo Krieger transfere o diácono Raimundo Moreno para a Catedral Basílica, que passa a exercer ali o seu ministério a partir do dia 18.11.2012.
Além da Igreja Matriz, temos a Comunidade de Nossa Senhora das Divinas Vocações, localizada no Bairro do Pero Vaz e mais recentemente a Comunidade Jesus Salvador Misericordioso, localizada na Av. Peixe ainda no Pero Vaz. Devido a grande extensão do Bairro da Liberdade, temos 4 Comunidades de Evangelização, a saber: São Mateus, São Lucas, São Marcos e São João, onde exercemos nossas atividades através de nossas pastorais paroquiais. Nossa Paróquia pertence 5ª Forânia. É uma das cinco paróquias dedicadas aos Santos Mártires Cosme e Damião existentes no Brasil.
Confira a
Programação Paroquial:
Domingo:
07h - Missa
08:30h - Batismos
18h - Missa
Terça:
19h - Missa
Quarta:
07h - Missa dos Devotos
19h - Missa
Quinta:
19h - Hora Santa
Sexta:
08h - Manhã da Misericórdia
11:30 - Missa da Misericórdia
Sábado:
07h - Oração da Manhã
17h - Missa com as Crianças
Obs.: Inscrições para o Batismo na Secretaria Paroquial de Segunda à Sexta das 08 às 12h e das 13 às 17:00h.
Mais Informações: Tel.: 3242-2292
(Horário comercial, exceto sábado e domingo)
Confira a Programação da Comunidade N. Sra de Fátima
End: Rua Dr. Eduardo Santos, n° 115, Pero Vaz
Domingo:
09h - Missa
Quinta:
07h - Missa
19h - Hora Santa
Batismo:
A combinar: 3242-2292
(Horário comercial, exceto sábado e domingo)
Confira a Programação da Comunidade Jesus Salvador Misericordioso
Av. Peixe, 141 - Pero Vaz
Celebrações aos domingos, às 16h